Sunday, July 02, 2006

DAQUI

Daqui
nasce a urbe
da minha Pátria Pequena
minha Cruz e minha Pena
e meu País
e o Mundo;
daqui
nasce o todo
do Porto, cidade minha
uma cidade vizinha
do saber universal;
daqui
nasce o areal
do eterno sentimento
minha dor e meu tormento
de busca
mais que infinita
daqui
se foi a desdita
de pleitos ancestrais
daqui
partiram os mais
elevados pensamentos
e desejos
e portentos
de aventuras perenes...
daqui
saem as sirenes
de alerta
nas madrugadas
daqui
são as esventradas
venturas
de busca e medo
e daqui nasce
o segredo
degredo de criaturas
daqui
partem as lonjuras
do sonho vão
da quimera
e aqui se faz espera
das mulheres
de navegantes
de guerreiros
mui distantes
ontem, hoje e amanhã
da mourama à cristandade
e do tempo sem idade
na vida
e no afã
do todo intemporal;
daqui se espraia
afinal
a eterna luta do ser
essa luta pra saber
o que acharemos além...
daqui
meu canto do mundo
bato asas
olho a terra
sobrevoo a miragem
que a interior viagem
insinua
a cada vez;
daqui
quanta insensatez
eu vejo ao meu redor!
e não fora a fé no amor
sucumbiria
sem querer.
Aqui
me afundo e afirmo
que procuro sem detença
meu amor e minha crença
nesse dia sem ocaso
e torno raso
meu canto
minha alma
minha voz
e anseio para nós
raça humana primitiva
um reencontro capaz...
regresso à terra
à fartura
de bem estar, de ventura
na Terra, oásis de Paz!...


Maria Mamede

4 Comments:

At 1:46 PM, Blogger De Amor e de Terra said...

Ambas as coisas, meu Amigo, que há muito não encontrava...
Fico feliz que tenha gostado.

Um beijo d'antanho desta Amiga

Maria Mamede

 
At 2:32 PM, Blogger Amita said...

Que palavras posso usar para comentar tanta beleza neste voar na e para além da terra?
É uma dança cadenciada em interiorizações e a matéria rodeante. E talvez mais do que isso... Adorei, Maria, ainda me bailam as tuas palavras.
Um bjinho grande e uma flor

 
At 2:34 PM, Blogger Amita said...

Rectifico: ... e na matéria...
Bjinhos

 
At 1:33 PM, Blogger De Amor e de Terra said...

Querida Amita,
perdoa uma resposta tão tardia...
Mas como sabes (creio) andei completamente afastada das "lides" duante muito tempo.
Agora, regresso...
Obrigada!!!
Um beiiiiiiiiiiiiiiijo da
MM.

 

Post a Comment

<< Home